Testemunhos de quem acredita no nosso projeto ツ

«A vida moderna tem, frequentemente, muito de “moderna” e pouco de vida. Conciliar trabalho e família é um desafio exigente, complexo, sem receitas infalíveis mas c/ alguns princípios de acção que poderão torná-lo possível, no mundo imperfeito em que vivemos.

Tive o privilégio de conhecer o projecto FamilyBuilding ainda na forja das mentes brilhantes da Inês Fraga e da Diana Moreno. Os seus propósitos eram claros e a sua visão afigurou-se desde a primeira hora, esclarecida e oportuna.

Os seus programas permitem responder às questões pertinentes de pais e mães, fornecendo estratégias e princípios de acção conducentes a compromissos equilibrados entre as exigências profissionais e a missão nobre de educar os filhos, ajudando-os a tornarem-se adultos plenos.»

Jaime Silva

Jaime Ferreira da Silva

Psicólogo, Psicoterapeuta e Coach de Executivos.
Consultor de Organizações nos domínios da liderança, coaching, gestão de talento e saúde ocupacional.
Formador da Ordem dos Psicólogos Portugueses nos domínios do Empreendedorismo e Gestão de Projectos.
Coordenador e docente da Pós-Graduação em Coaching Psicológico na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

 

«Os desafios e mudanças que os dias de hoje impõem são frequentemente acompanhados de instabilidade, imprevisibilidade, incerteza e mesmo mal-estar ao nível individual, familiar e social.

Urgem novas formas de encarar desafios, enfrentar incertezas e de ir mais além. As famílias precisam de renovação, transformação, esperança que possibilitem uma maior sintonia entre os seus membros e o uso de diferentes linguagens para poderem fazer uma leitura compreensiva das diferentes realidades nela presentes e construir de formas de ser e de estar mais significativas e eficazes.

Incentivar a capacidade de perspectivar a vida sob múltiplos olhares e de utilizar diferentes estratégias de adaptação é um passo fundamental da tão necessária transformação a que todos almejamos.

Tudo isto se ganha no projeto inovador e solidamente fundamentado da Diana e da Inês, duas psicólogas exemplares. »

Sara Bahia, Phd

Psicoterapeuta (APTCC)
Doutoramento em Psicologia da Educação
Investigadora nas áreas da criatividade e sobredotação
Professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Presidente da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Coordenadora da Comissão Técnica de Admissão da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Direção da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS)

 

«Criar de forma sustentável novas formas de trabalhar com crianças, jovens e famílias em psicologia não é fácil nem imediato.
Os modelos de intervenção têm décadas de história, de avaliação e de dados, uma longa lista de especialistas, alguns com nome feito…pelo que ter jovens psicólogas a inovar num mercado tão denso e competitivo exige coragem e determinação.

A Diana e a Inês decidiram que queriam ir mais alto e mais longe no seu trabalho psicológico para otimizar o melhor das famílias, pelo que têm estado a investir na sua formação, a nível nacional e internacional, para trazerem para o mercado português formas mais positivas e até mais divertidas de acompanhar famílias que queiram conhecer-se mais, melhorar-se ou resolver de forma construtiva os seus desafios.

Empreendedoras, criativas, trabalhadoras, irão seguramente longe nesta audaciosa vontade de não encher as famílias de diagnósticos patológicos mas em vez disso de as fazer verem-se em todo seu potencial e todas as suas forças. Partir daí facilita a mudança e “desclinicaliza” as pessoas., abrindo uma janela de luz sobre a complexa realidade familiar.»

Helena Águeda Marujo, PhD

Docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa
Coordenadora Executiva da Pós-Graduação em Psicologia Positiva Aplicada e
Secretária do Mestrado em Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Presidente da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva

«Assim que a Diana e a Inês me falaram brevemente do Family Building… sim, acreditei imediatamente no projeto.

Por duas simples razoes: Porque ajudar a (re)construir famílias e trazer o melhor que nelas existe de um forma adequada as necessidades, precisa e metódica e ao mesmo tempo, criativa, descontraída, e “a brincar” parece-me ser um passo para o sucesso… do Projeto e, mais importante, das famílias.

Porque conheço o entusiasmo, a dedicação, a persistência e o profissionalismo da Diana e da Inês. Entusiasmo porque querem inovar, criar, agir numa área crucial como a e a da Família. Dedicação e persistência porque procuram dentro e fora da “caixa”, dentro e fora do país, dentro e fora da área de formação as ferramentas, ideias, métodos que sejam puramente bem-sucedidas.

Profissionalismo por todas estas qualidades e pela humildade e compaixão que tem mostrado em toda a fase experimental deste projeto.»

Filipa Alvarez

Psicóloga clínica e mestre em psicologia legal pelo ISPA-IU. MA em Play Therapy pela Roehampton University, Londres.

Trabalhou como psicóloga na área clinica em Portugal na proteção de menores e privado
Experiência com adolescentes no sistema de proteção de crianças do Reino Unido
Play therapist com crianças em violência domestica
Formação em Filial Therapy (Londres) e Theraplay nível 1(Londres)