ORGANIZAÇÕES
Benefícios do Family Building nas Organizações
Sabia que um dos riscos psicossociais que pode comprometer a produtividade das organizações é o conflito família/trabalho?
Estudos como os de Anne Gehrke e Juliet Hassard, da Birkbeck College, University of London, evidenciam a influência e o impacto que a vida familiar tem no trabalho e vida profissional.
Quando a vida familiar é uma fonte de stress para um pai ou uma mãe, esta tem consequências no trabalho, nomeadamente: menos satisfação com o trabalho, os colaboradores reconhecem que a sua performance torna-se fraca e insatisfatória, elevado absentismo e “presentismo” (ir trabalhar sem estar em condições), muita desistência, intenção de deixar a organização e elevados níveis de stress.
É neste sentido que o Family Building poderá ajudar a sua Organização, uma vez que lhe dará a oportunidade de oferecer um serviço inovador, adequado e eficaz aos seus colaboradores com famílias.
Desta forma, é de esperar que a satisfação familiar, pessoal e profissional aumente, que os níveis de stress dos colaboradores diminuam e que, assim, a produtividade e rendimento dos trabalhadores e da sua Organização prospere.
- Mais motivação, confiança e compromisso individual;
- Melhor ambiente psicológico no local de trabalho;
- Mais satisfação profissional;
- Melhor qualidade dos serviços;
- Melhor imagem institucional;
- Mais produtividade;
- Menos absentismo e “presentismo”;
- Menos stress e conflitos;
- Menos custos diretos e indiretos;
- Menor probabilidade de acidentes de trabalho e erros na tomada de decisão;
ESCOLAS
Benefícios do Family Building nas Escolas
A relação escola-família tem um papel preditor no desenvolvimento das crianças, bem como no respetivo processo escolar. Segundo Epstein (1996), professor e investigador na John Hopkins University, quando a escola e família comunicam de forma eficaz, os pais têm mais probabilidades de estabelecer uma relação de confiança e cooperação com os professores e a escola, bem como acompanhar melhor os progressos da criança. Desta forma, as interações entre a escola e a família aumentam, levando os pais a compreenderem melhor os objetivos e decisões escolares e, assim, a percepcionarem a escola e os seus profissionais de uma forma mais positiva.
O Family Building acredita que as escolas, ao disponibilizarem um serviço inovador, adequado e eficaz, estarão a ir ao encontro de necessidades atuais dos pais, alunos, famílias, docentes e funcionários (pois também terão as suas famílias). A confiança dos pais na escola será, assim, reforçada e a relação e comunicação entre os dois agentes educativos consolidada. Além disso, as escolas estarão também a contribuir para um aumento da motivação, compromisso e desempenho por parte de todos os colaboradores, já que estes também poderão encontrar, no seu local de trabalho, soluções pertinentes para as suas próprias questões familiares.
Espera-se, assim, que as crianças, jovens, pais, famílias e também toda a comunidade escolar se desenvolvam de uma forma mais positiva, saudável e bem-sucedida.
- Fortalecimento da relação e comunicação entre a escola e a família;
- Maior cooperação dos pais e participação no desenvolvimento dos filhos e no respetivo processo escolar;
- Possibilidade da escola oferecer um serviço personalizado e adequado a cada família
- Maior confiança dos pais na escola
- Melhor imagem institucional
- Mais motivação, confiança e compromisso dos docentes e auxiliares;
- Melhor ambiente psicológico na comunidade escolar;
- Melhor desempenho no trabalho.